Professor Clayton Reis concede entrevista sobre o livro Dano Moral à Rádio Justiça, administrada pel

No dia 03 de junho de 2019, o Professor Clayton Reis concedeu entrevista ao Programa "Revista Justiça", da Rádio Justiça, administrada pelo STF, destacando aspectos da 6ª edição de sua consolidada obra, Dano Moral, a ser lançada na sede da OAB/PR no dia 04 de julho de 2019.


Ele mencionou a evolução histórica pela qual passou o instituto, justificando a atualização que será lançada, que abandona um tom de defesa do cabimento dano moral, já consolidado após a promulgação da Constituição de 1988 e do Código Civil, para estudar novos contornos, como o dano moral decorrente da alienação parental e o direito ao esquecimento, além de defender a revisão de sua posição quanto ao cabimento dos punitive damages.


O Prof. Clayton rebateu a existência da chamada "indústria do dano moral", argumentando que se trata da defesa do maior patrimônio do ser humano, que deve ser valorado na medida certa. O apresentador perguntou, ainda, sobre como o dano moral no ambiente digital estaria relacionado aos direitos à privacidade e à intimidade, ao que o autor respondeu que "a nossa imagem é o produto da nossa personalidade", havendo, cada vez mais, situações onde pessoas anonimamente ofendem a honra dos demais, e que "isso tem um preço".


Mencionou, ademais, o emblemático caso do cantor Caetano Veloso, que teve sua imagem vinculada a uma empresa cervejeira sem sua necessária autorização, para ilustrar a possibilidade de restituição dos lucros ilícitos (ou, como denominado pela doutrina estrangeira, disgorgement of profits). Por fim, defendeu a existência do dano moral no direito previdenciário, tese que vem sendo rechaçada pela maioria dos tribunais pátrios.


A entrevista pode ser ouvida no link:

https://drive.google.com/file/d/1RUt1PHl2YEOwpZl-FnEa--Dzlv_93HWK/view


Ou através da página web da Rádio Justiça:

http://www.radiojustica.jus.br

Notícias Recentes
Arquivo
Search By Tags

Rua Padre Anchieta, 2050 - room 2209 | Helbor Offices Champagnat | Curitiba, Parana, Brazil 80730-000
guilherme@reisealberge.com | Tel: +55 41 3339 1160

 

Todo o conteúdo deste site, a menos que expressamente disposto em contrário, é de propriedade da REIS & ALBERGE ADVOGADOS. Todos os direitos reservados.

 

 

SIGA:

  • Black Facebook Icon
  • linkedin-square